24.4.11

O projecto PICTNIK é o primeiro na lista de iniciativas que procuram dinamizar a galeria Jorge Shirley. Aqui, dez artistas juntam-se do dia 5 de Maio a 3 de Junho no espaço da galeria, ocupando os dois pisos ao montar os seus ateliers de cariz nomádico, com o propósito de projectar e materializar uma obra artística neste período de tempo. Os artistas do PICTNIK dispõem de um atelier de serigrafia do qual se servirão para a feitura dos seus trabalhos (se for do interesse do artista) e para a elaboração de cartazes auto-publicitários.


Os dez elementos do projecto PICTNIK são, por ordem alfabética, Alexandre Rendeiro, André Fradique, Carlos Gaspar, Edu Pimenta, Filipa Cordeiro, Helena Vieira, Inês Valle, Ivo Moreira e João Galrão. 
 

Não existem traços mediáticos nem conceptuais no trabalho pessoal dos artistas que legitimem por si só o seu ajuntamento neste projecto. No entanto, a proximidade pessoal entre estes e a vontade de testar a sua cumplicidade quanto à metodologia de trabalho de cada um, faz com que este atelier comunitário seja um espaço propício à análise da contaminação entre diferentes artistas e a forma como os seus egos rejeitam ou abraçam a influência dos outros.


O projecto tem ainda outro input contagioso, os eventos-satélite organizados pelos próprios artistas para garantir a dinamização e frescura pretendida para o local. Ao longo do mês, vários outros artistas intervenirão no espaço, através de uma multitude mediática que passa pela música, poesia e pela mostra cinemática.

Sem comentários:

Enviar um comentário